saboresdoAtlântico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

STROGONOFF DE TOFU E SEITAN-

Ir para baixo

STROGONOFF DE TOFU E SEITAN- Empty STROGONOFF DE TOFU E SEITAN-

Mensagem  Vcosta Ter Fev 05, 2008 12:41 pm

STROGONOFF DE TOFU E SEITAN- 2PESSOAS
STROGONOFF DE TOFU E SEITAN- Agedashi_tofu
180g de seitan
180g de tofu
1lata cogumelos
1 colher de chá de gengibre ralado
1 cenoura
150g de tomates frescos
1 cebola
2alhos
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:Coloque o tofu e o seitan (previamente frito), no copo e triture .triture a cebola, o alho e a cenoura alguns segundos adicione o azeite, o gengibre, o tomate, os cogumelos e o sal e faça o refogado . Adiciona-se então o tofu e o seitan ao refogado.
Junte um pouco de água e deixe cozinhar tudo junto durante cerca de 10 min
Acompanhe com arroz.
Vcosta
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

STROGONOFF DE TOFU E SEITAN- Empty como fazer seitan caseiro

Mensagem  Vcosta Qua Fev 13, 2008 4:30 am

STROGONOFF DE TOFU E SEITAN- Seitan10

O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e por poucos euros.

É necessário amassar a farinha com água (quem tiver máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar) e depois lavar a massa de forma a só ficar o glúten da farinha. A massa tem de sovar-se muito bem em água corrente até sair o farelo e o amido. Depois é só cozer o glúten em água com temperos a gosto e está pronto a usar. Com 1 kg de farinha obtém-se cerca de 250g de seitan.
Mas a preparação com farinha de glúten é, sem dúvida, a solução ideal, tanto pela facilidade de confecção como pelo preço final do seitan. Basta amassar bem 250g de farinha com 250ml de água (na máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar) e um pouco de molho de soja (opcional).

Se quiser obter um aspecto igual ao do seitan de compra, substitui 50g de farinha de glúten por farinha de trigo integral. Não estranhe o aspecto esponjoso da massa. Quando tiver uma bola de massa, coloque a estufar num pouco de água e temperos a gosto (gengibre, alho, louro, molho de soja). Coloque num tacho maior do que o volume da massa, pois o glúten chega a duplicar com a cozedura. Deixar cozer em lume brando cerca de 1h15, ou se preferir cozer na panela de pressão em metade do tempo. Também se preferir diminuir o tempo de cozedura, divide a bola de massa em várias ou corte-a em fatias, mas tem de cozer em recipientes separados ou ter cuidado para que os pedaços não se colem durante a cozedura. No final é só cortar em fatias e usar nas receitas que quiser. Aproveite a água da cozedura para juntar a sopas, cozer arroz ou adicionar a estufados. Com 250g de farinha glúten obtém 750g de seitan, o que dá cerca de 14 bifes de seitan.

O seitan caseiro conserva-se numa taça com o líquido da cozedura, ou em sacos de congelação bem fechados, 3-4 dias no frigorífico, mas também se pode congelar.
Vcosta
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos