saboresdoAtlântico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A corrida às dietas (supostamente) milagrosas

2 participantes

Ir para baixo

A corrida às dietas (supostamente) milagrosas Empty A corrida às dietas (supostamente) milagrosas

Mensagem  Fernando Moreira Dom Abr 19, 2009 11:50 pm

É importante interiorizar que não há perdas de peso que durem eternamente, e que sempre que comermos mais do que o que precisamos, voltaremos a engordar.
Ora cá estamos novamente na Primavera cheia de flores, mas só para quem pode... Convenhamos que nas cidades, a não ser nas floristas, não é fácil vê-las, porque ainda não inventaram cimento que as produza. Faltam espaços verdes e as cores (das flores) para dar qualidade e anos à vida. Uma das razões que contribuem para o aumento de peso e das depressões. Quem ainda não teve uma? É que não é fácil fazer exercício em pequenos apartamentos, não há parques junto às habitações, os ginásios são caros e, para muita gente, fastidiosos. Tudo muito propício à prosperidade, não das pessoas, mas da indústria farmacêutica!

É certo e sabido que, quando começa a Primavera, começamos a ser bombardeados com publicidade, em outdoors, revistas e televisão, de todo o tipo de dietas, cremes adelgaçantes, pastilhas, chás ou produtos (naturais...) que emagrecem milagrosamente em poucos dias ou semanas. Quem ainda não experimentou pelo menos um? A boa-fé das pessoas, aliada a um marketing cientificamente dirigido a um certo público, bem como a vontade desesperada de emagrecer, faz voar estes produtos das prateleiras de farmácias, ervanárias ou supermercados. É mais uma esperança, quase sempre seguida de mais outra frustração. São imensos e tão eficazes que não se compreende como é que cada vez mais há mais pessoas gordas e mais gordas...

Eu, certamente vítima, continuo a acreditar que só se engorda se se comer mais do que aquilo que se gasta e que para emagrecer teremos que comer menos do que o que precisamos.

Se muitos desses métodos surtem efeito é porque estão sempre associados a uma dieta hipocalórica, ou seja, baixa em calorias. Mas se é certo que quanto menos calorias ingerirmos maior será a perda de peso, garantido é também que quanto mais rápido emagrecermos mais rápido recuperaremos o peso perdido. Porque se comermos abaixo do metabolismo basal (energia mínima de repouso necessária ao funcionamento do coração, pulmões, cérebro, etc.) iremos seguramente perder massa muscular que é aquela que nos faz gastar mais calorias. Logo, quando começarmos a comer mais, além da elevação no valor calórico, teremos uma diminuição do gasto calórico, o que resultará num aumento rápido ou mesmo brusco do peso. Além de que esses produtos ou dietas não ensinam a mudar hábitos alimentares e é isso que permitirá manter o peso daí para a frente. A mensagem é perder peso rapidamente e a qualquer preço (falo de dinheiro e de saúde) e o que se passa daí em diante já não interessa. É importante interiorizar que não há perdas de peso que durem eternamente, e que sempre que comermos mais do que o que precisamos, voltaremos a engordar.

Para terminar, fica (uma vez mais) o meu conselho:

Tome sempre o pequeno-almoço, faça uma pequena merenda a meio da manhã e um ou dois pequenos lanches no período da tarde. Inicie o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes. Deixe as bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces para o fim-de-semana. Beba água ou chá sem açúcar em vez deles. Caminhe, dance ou mexa-se vigorosamente, trinta minutos a uma hora por dia. E verá, seguramente, o seu peso diminuir.
Assinado:
Fernando Moreira

Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

A corrida às dietas (supostamente) milagrosas Empty Re: A corrida às dietas (supostamente) milagrosas

Mensagem  Vcosta Seg Abr 20, 2009 11:11 am

excelente tópico Fernando... quem nunca recorreu a estas dietas milagrosas???
uma questão que vai ao encontro daquilo que é hoje em dia o penar de muitas mulheres que ,digo eu...maltratadas psicologicamente com o tal factor do emagrecimento á pressa porque a outra agora também é magra e etc...ora se pensarmos nas desordens alimentares que aparecem todos os dias no mundo ,e saõ quatro a cada minuto,isto porque a nossa sociedade é muito boa a criar esteriotipos é o gordo,é o drogado,é o bêbado é o homossexual etc...ora então como o estereotipo da mulher perfeita é aquele que encaixa nuns jeans que não cabe a barbie(também ela com culpa no cartório)e uma cintura que que uma mão fechada apanha,são as restantes mulheres á margem deste estereotipo que se sente na necessidade de acompanhar e seguir porque sai fora do padrão e porque tá gorda isto e aquilo...vai daí que a tal campanha publicitária de que acima falas muito bem orquestrada e com público alvo fácil faz com que estes produtos voem das prateleiras e gerem uma fabulástica fortuna...
portanto a minha sugestão: coma de tudo,na medida certa,a tempo certo..e dê uma prenda ao seu coração desloque-se a pé.
Vcosta
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos