saboresdoAtlântico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

congresso dos profissionais de cozinha

Ir para baixo

congresso dos profissionais de cozinha Empty congresso dos profissionais de cozinha

Mensagem  Vcosta Dom Fev 03, 2008 2:06 am

congresso dos profissionais de cozinha Baena_10

Este projecto de longa data concretizou-se, pela primeira vez, em 2005. As três associações de cozinheiros e pasteleiros juntaram-se às Edições do Gosto para realizar um dos maiores eventos de partilha entre profissionais.

O grande objectivo para a organização é fazer deste evento o Congresso da classe de profissionais de cozinha. É importante a união entre a classe para um futuro melhor.

O Congresso Nacional dos Profissionais de cozinha quer criar um momento em que juntos reflictam e trabalhem para um futuro.
O Círculo do Norte definiu o Congresso como «uma "auto-estrada" que se abre para que possamos tentar apanhar o "comboio", que muitos deixamos partir».


«A par de um espaço de união entre cozinheiros, a ideia do Congresso é a apresentação de receitas e técnicas inéditas para o crescimento da cozinha em Portugal». Esta foi a definição de Fausto Airoldi, Presidente da Mesa do Congresso.

Para a primeira edição do Congresso Nacional de Cozinheiros, a organização convidou o vencedor em título do Bocuse d'Or, Sérgio Vieira. Além do chefe luso-francês, foram vários Chefes portugueses a aceitar o convite para partilhar com a plateia as suas receitas e técnicas.

Alternando Chefes já conhecidos e jovens promessas, a primeira edição recebeu oito profissionais de cozinha que aceitaram fazer demonstrações de cozinha, sendo intercaladas com alguns momentos de discussão, com pequenos debates sobre o associativismo e os produtos D.O.P.

Neste primeiro encontro, a maridagem entre o vinho e a gastronomia também esteve em destaque. Um especialista de vinho convidado comentava e aconselhava um vinho para todas as receitas apresentadas.

A Comissão de Honra do Congresso Nacional de Profissionais de Cozinha 2005 foi constituída por Francisco Vieira, ex-Presidente do Conselho de Administração do INFTUR, Eunice Gonçalves, Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Sua Excelência o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.congresso dos profissionais de cozinha Receit10

1 - Os profissionais estão abertos à partilha e este congresso foi sinal disso;

2 - Regista-se o surgimento de cada vez mais jovens cozinheiros, com respeito importante pela tradição, à procura de novos modelos de apresentação dessa tradição e de novas técnicas culinárias;

3 - As diferentes associações de profissionais de cozinha, trilham actualmente caminhos paralelos, tendo interesses comuns;

4 - Algumas das novas técnicas apresentadas têm origem em tecnologias aplicadas a equipamentos disponíveis em Portugal, cabendo aos profissionais de cozinha a procura das mesmas, bem como da formação adequada à sua utilização;

5 - Os profissionais de cozinha estão atentos ao mercado de trabalho, formação e questões institucionais relativas às suas profissões;

6 - Os profissionais de cozinha consideram importantes os esforços para o desenvolvimento de conhecimento sobre a sua actividade profissional; no âmbito da sua formação, consideram ainda importante a atenção ao cliente, na medida em que envolve uma atenção à concepção global do modelo de concepção e exploração dos negócios de restauração;

7 - Os profissionais de cozinha apreciam as ligações apresentadas no congresso entre: ciência e culinária e culinária e vinhos, esperando que o congresso incentive o alargamento destas ligações.
congresso dos profissionais de cozinha 6011
Vcosta
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos