saboresdoAtlântico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo

Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo

Mensagem  Fernando Moreira Seg Mar 10, 2008 2:29 am

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Cartebordeaux
Bordeaux
Bordeaux na região sudoeste da França, foi famosa no comércio do vinho ao longo dos séculos. Bordeaux produz mais do que qualquer outra região vitivinícola na França. A qualidade deste vinho varia entre alguns dos melhores do mundo para alguns isso é menos do que perfeito. Bordeaux é mais apreciado pelos seus vinhos tintos de qualidade excepcional que lá se produz.

O Bordeaux região entre o rio Gironde que é formado quando o Garonne e Dordogne rios convergem. Ela tem uma história rica e foi especialmente importante para as guerras entre a França e a Inglaterra. Bordeaux também é o nome da maior cidade da região.

Baseado nos séculos de uva crescente e vinificação história da região, os regulamentos locais permitem apenas seis variedades de uva para ser utilizada na produção de vinho tinto. (Você pode realmente crescer o que quiser, mas apenas os 6 autorizado uvas tintas podem ser utilizadas em vinhos tintos chamados 'Bordeaux'). Destas uvas, apenas 5 estão realmente em uso hoje. Eles são:

Cabernet Sauvignon
Merlot
Cabernet Franc
Malbec
Petit Verdot

O sexto uva, Carmenere, é quase impossível de se encontrar na região hoje.
Para os vinhos brancos, existem apenas três castas permitidas:
Sauvignon Blanc
Semillon
Muscadelle

As principais áreas do Bordeaux região são:
Medoc
Graves
Pomerol
St. Emilion
O Medoc (com muitos famosos comunas)
Controladas Sauternes
Barsac

Muitos dos chateaux de Bordeaux ter sido avaliado quanto à qualidade dos seus vinhos. O mais conhecido foi a classificação do Medoc de 1855.


Assinado:
Fernando Moreira


Última edição por ogajodainglaterra em Ter Mar 25, 2008 4:05 am, editado 18 vez(es)
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Região de Borgonha

Mensagem  Fernando Moreira Seg Mar 10, 2008 3:27 am

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Burgundy_map

Borgonha está localizada na parte central do Leste da França. A região Borgonha é a casa de alguns dos melhores Chardonnays e Pinot Noir do mundo. Ao final do sul da região é a área de Beaujolais, que é conhecida pelos seus vinhos Gamay. O Chablis é uma sub região da Borgonha que produz maravilhoso Chardonnays, solo calcário. Os vinhos da vinha "Le Montrachet adjacente a partir das vinhas Chassagne Montrachet e Puligny Montrachet são valorizada em todo o mundo por sua qualidade fina.
Fixin é uma comuna conhecida pelos seus vinhos tintos.
Assinado:
Fernando Moreira


Última edição por ogajodainglaterra em Ter Mar 11, 2008 4:20 am, editado 1 vez(es)
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Alemanha Região Vitivinicula

Mensagem  Fernando Moreira Seg Mar 10, 2008 1:47 pm

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo 65-54662c

Alemanhã produz vinho em muitas partes da Alemanha, com a maior parte da produção concentrada no sudoeste da Alemanha, ao longo do rio Reno e seus afluentes, com as mais antigas plantações voltando à época romana. Cerca de 60 por cento da produção vinícola alemão está situado no Estado federal da Renânia-Palatinado, onde 6 das 13 regiões (Anbaugebiete) onde o vinho de qualidade estão situados. A Alemanha tem cerca de (252000 hectares ou 1020 quilómetros quadrados) de vinha, que é de cerca de um décimo da superfície vitícola em Espanha, a França ou a Itália. A produção total de vinho é normalmente cerca de 9 milhões de hectolitros por ano, correspondente a 1,2 mil milhões de garrafas, o que coloca Alemanha como o nono maior país produtor de vinho do mundo.
Alemanha produz vinhos em muitos estilos: seco, meio-doces e doces vinhos brancos, vinhos rosé, os vinhos tintos e os vinhos espumantes, chamado Sekt. (O único estilo de vinho que não é comum ente é o vinho generoso.) Devido à localização setentrional das vinha alemãs, o país tem produzido vinhos bastante diferente de qualquer outro na Europa, muitos de excepcional qualidade.
Os vinhos têm sido predominantemente brancos, e os melhores feitos de Riesling.
Vinho tinto sempre foi duro para produzir no clima alemão, e no passado foi geralmente de cor clara, mais especificamente para o rosado ou tinto vinhos da Alsácia. Porém recentemente, tem havido um aumento da procura e dos vinhos tintos mais ricos que são produzidos a partir de uvas, como Dornfelder e Spätburgunder, o nome alemão para pinot noir.
Talvez a característica mais distintiva dos vinhos alemães é o seu elevado nível de acidez, causada tanto pela menor maturação num clima norte e pela selecção das uvas, como riesling que conservam acidez em níveis mesmo elevados maturação.
Assinado:
Fernando Moreira


Última edição por ogajodainglaterra em Ter Mar 11, 2008 5:02 am, editado 1 vez(es)
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Alsácia Região Vitivinicola Mais a Norte Do Mundo

Mensagem  Fernando Moreira Ter Mar 11, 2008 2:13 am

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Alscmap

No canto nordeste da França senta Alsácia. Abrigadas pelas montanhas e a leste, residem alguns dos melhores vinhedos da França e os melhores Produtores. Os vinhos da Alsácia são relativamente desconhecido e incompreendidos por muitas pessoas, mesmo amantes do vinho. Na maioria das prateleiras dos supermercados será sorte de encontrar um ou dois exemplos dessas altas, germânicas, "flauta" garrafas com nomes desconhecidos: Tokay-Pinot Gris, Sylvaner, Gewürztraminer (Variedade/Castas).
A forma das garrafas dá uma pista para o passado turbulento da região, que tem de facto sido parte da Alemanha, em seu passado, sendo devolvido ao proprietário francês apenas no final da Grande Guerra. Como a Alemanha, apenas os vinhos brancos da Alsácia são de verdadeira classe mundial
Vinhos da Alsácia são feitos em um estilo francês no entanto, e tendem a ser secos, mais cheio de corpo e superior em álcool do que os seus homólogos alemão.
Alsácia tem um pouco de vinho tinto feito a partir da uva Borgonha, pinot noir. Esta tende a ser bastante leve, mas pode ser interessante e deliciosa.
Experimente um exemplo de um fabricante confiável como Trimbach se tiver uma oportunidade dessas.

A nomenclatura da casta nos rótulos dos vinhos Alsácia é única entre os "grandes" regiões francesas. Esta foi uma decisão tomada pelo Departamento de vinhos da Alsácia no 1920's (muito antes de os australianos e Californianos!). Foi uma tentativa de restabelecer a credibilidade depois de um período de muito pobres vinhos. Ondas de doença (filoxera e odium[doenças da vinha]) haviam devastado as vinhas na Alsácia na virada do século 20, enquanto a região estava sob controle alemão. Os alemães foram a resposta as tradicionais castas híbridas e introduziram vinhas que fossem resistentes as doenças. Infelizmente, estas foram também vinha branda e desinteressante, levando Alsácia em um período de declínio. Quando França recuperou controle, eles começaram a replantação com as castas nobres e relançando a sua região como uma região de qualidade. Durante esta transição, que devem ter parecido uma lógica, se radical decisão de nomear as castas nobres nos rótulos das melhores garrafas.

Diferentemente Borgonha com a sua pontuação de cada Apellation Contrôlée áreas, o conjunto da Alsácia região é coberta por apenas duas ACs: Alsácia e Alsácia Grand Cru. Esta designação vai aparecer no rótulo, juntamente com a casta. As uvas da Alsácia incluem a perfumada moscatel, pinot-blanc, sylvaner, a plena e luxuosa pinot-gris e da exclusiva gewürztraminer (apimentada). Mas os melhores vinhos são feitos a partir de uva riesling.

Rieslings da Alsácia são alguns dos maiores exemplos dessa variedade. Seus vinhos secos cheios de austeridade são contra-equilibrados por textura, intensa mineral, mel e até petróleo nos seus aromas e de grande delicadeza. Ainda que não existe tal coisa como "barato" vinho da Alsácia, estes vinhos são relativamente baratos dado o seu nível qualitativo.

Jovem que, com uma capacidade de amadurecimento (idade) durante alguns anos e para combinar bem com a maioria dos peixes de carne branca os vinhos da Alsácia são uma proposta atractiva.
À semelhança do Auslese, Beerenauslese e Trockenbeerenauslese vinhos da Alemanha, a Alsácia também produz vinhos que vão no estilo de maravilhosamente equilibrada off-seco, e luxuosos vinhos de sobremesa. "Vendange Tardive" no rótulo indica uvas colhidas tardiamente, sempre que o tempo extra pendurado sobre a vinha dá acrescentado doçura e glicerina, enquanto o raro e caro "Sélection des Grãos Nobles" estão entre os mais afectados por botrytis (doença da vinha) vinhos de sobremesa do mundo. Muitas casas na Alsácia também usam um método tradicional vinho espumante chamado Crémant d'Alsace.
Assinado:
Fernando Moreira


Última edição por ogajodainglaterra em Ter Mar 18, 2008 1:51 am, editado 1 vez(es)
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Re: Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo

Mensagem  Fernando Moreira Ter Mar 11, 2008 5:00 am

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Mapa_piper
A Região Champanhe está localizada no nordeste da França (cerca de 1 1 / 2 horas de Paris de carro) e é a sede do espumante. O solo nas melhores vinhas da Região Champanhe é maioritariamente da mesma cor branca, calcário argiloso que constitui as falésias de Dover sobre o Canal Inglês. A apenas três castas legais para a Região de Champagne são Chardonnay (para delicadeza), Pinot Noir (para o corpo) e Pinot Meunier. Os Champanhes passam por uma primeira fermentação em tanques que formam um vinho muito ácido. Em seguida o vinho é colocado através de uma segunda fermentação na garrafa um indivíduo. O CO2 que é formado durante esta segunda fermentação é aprisionado na garrafa e, ao longo de um período de tempo é obrigada a se fundir com o vinho.
Champagne vem em uma variedade de níveis doçura. De longe, o mais popular é um estilo conhecido como "Brut", que é fermentado até à secura. Na América do Norte, um tipo ligeiramente doce sabe como Extra Dry tem uma quota de mercado substancial. Existem (Natural, Savage) e versões doce (demi-sec, doux) de Champagne que são produzidos, mas representam um muito pequeno segmento.


Existem outros vinhos espumantes produzidos em muitos países do mundo, mas nenhum deles tem o direito de ser chamado Champanhe. Esse nome é reservado apenas para os vinhos espumantes que são produzidos na região de Champanhe em França e que tenham sido produzidos em conformidade com muito específicas e rigorosas práticas (AOC regulamentos). Só nos Estados Unidos poderás ver provavelmente outros vinhos espumantes rotulada como Champanhe. Os Estados Unidos não têm um tratado com a França restringir tais práticas. Os produtores dos melhores vinhos espumantes nos E.U.A. normalmente para evitar o termo, Champanhe. O menos caro e menor qualidade dos vinhos espumantes nos E.U.A. tendem a jogar fora o "Champanhe" designação para impulsionar as suas vendas. Vinhos espumantes de Itália são chamados "Spumante", enquanto os vinhos espumantes da Alemanha são conhecidos como "Sekt".
Assinado:
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Bordeaux - Sub-Região Medoc

Mensagem  Fernando Moreira Ter Mar 25, 2008 2:17 am

Medoc
Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Image1

A Sub-Região de Medoc em Bordeaux surgiu quando 1855 corretores de vinhos foram convidados a criar uma classificação dos vinhos de “Bordeaux”. Eles só incluídos os vinhos topo do “Medoc” (excepto para a inclusão de “Chateaux Haut Brion” da região Graves). A classificação foi feita com base (a maioria) sobre o preço que os vinhos foram trazendo no mercado e é dividido em 5 vinícolas top estas classificações. Estas classificações são conhecidos como "Growths'. A única alteração nesta classificação destas vinícolas desde então tem sido a elevação do “Chateaux Mouton-Rothschild”, em 1973 a partir de 1o de Crescimento 2o crescimento status. Alguns “Chateaux” agora estão produzindo vinhos que merecem uma classificação superior e outros merecem uma classificação mais baixa. Há muitos mais “Chateaux” que não foram incluídos no 5 classificações.
Os classificados “Chateaux” são responsáveis por cerca de 1 / 4 da produção do vinho do “Medoc”.

Premier grands crus classes
(First Great Growths)

Chateau Lafite-Rothschild (Pauillac)
Chateau Latour (Pauillac)
Chateau Margaux (Margaux)
Chateau Mouton-Rothschild (Pauillac) Elevated in 1973
Chateau Haut-Brion (Pessac)

Deuxieme grands crus classes
(Second Great Growths)


Chateau Brane-Cantenac (Cantenac-Margaux)
Chateau Cos-d'Estournel (Saint-Est�phe)
Chateau Ducru-Beaucaillou (Saint-Julien)
Chateau Durfort-Viviens (Margaux)
Chateau Gruaud-Larose (Saint-Julien)
Chateau Lascombes (Margaux)
Chateau Leoville-Barton (Saint-Julien)
Chateau Leoville-Las-Cases (Saint-Julien)
Chateau Leoville-Poyferr� (Saint-Julien)
Chateau Montrose (Saint-Est�phe)
Chateau Pichon-Lalande (Pauillac)
Chateau Pichon-Longueville Baron (Pauillac)
Chateau Rauzan-Segla (Margaux)
Chateau Rauzan-Gassies (Margaux)

Troisieme grands crus classes
(Third Great Growths)


Chateau Boyd-Cantenac (Cantenac-Margaux)
Chateau Calon-Segur (Saint-Est�phe)
Chateau Cantenac-Brown (Cantenac-Margaux)
Chateau Desmirail (Margaux)
Chateau Ferriere (Margaux)
Chateau Giscours (Labarde-Margaux)
Chateau d'Issan (Cantenac-Margaux)
Chateau Kirwan (Cantenac-Margaux)
Chateau Lagrange (Saint-Julien)
Chateau La Lagune (Ludon)
Chateau Langoa-Barton (Saint-Julien)
Chateau Malescot-Saint-Exupery (Margaux)
Chateau Marquis d'Alesme-Becker (Margaux)
Chateau Palmer (Cantenac-Margaux)

Quatrieme grands crus classes
(Fourth Great Growths)


Chateau Beychevelle (Saint-Julien)
Chateau Branaire-Ducru (Saint-Julien)
Chateau Duhart-Milon-Rothschild (Pauillac)
Chateau La Tour-Carnet (Saint-Laurent)
Chateau Lafon-Rochet (Saint-Estephe)
Chateau Marquis-de-Terme (Margaux)
Chateau Pouget (Cantenac-Margaux)
Chateau Prieure-Lichine (Cantenac-Margaux)
Chateau Saint-Pierre (Saint-Julien)
Chateau Talbot (Saint-Julien)

Cinquieme grands crus classes
(Fifth Great Growths)


Chateau Batailley (Pauillac)
Chateau Belgrave (Saint-Laurent)
Chateau Camensac (Saint-Laurent)
Chateau Cantermerle (Macau)
Chateau Clerc-Milon (Pauillac)
Chateau Cos-Labory (Saint-Estephe)
Chateau Croizet-Bages (Pauillac)
Chateau d'Armailhac (was Chateau Mouton d'Armailhac (Pauillac))
Chateau Dauzac Labarde (Margaux)
Chateau Grand-Puy-Ducasse (Pauillac)
Chateau Grand-Puy-Lacoste (Pauillac)
Chateau Haut-Bages-Liberal (Pauillac)
Chateau Haut-Batailley (Pauillac)
Chateau Lynch-Bages (Pauillac)
Chateau Lynch-Moussas (Pauillac)
Chateau Pedesclaux (Pauillac)
Chateau Pontet-Canet (Pauillac)
Chateau du Tertre Arsac (Margaux)
Assinado:
Fernando Moreira


Última edição por ogajodainglaterra em Ter Mar 25, 2008 4:20 am, editado 1 vez(es)
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Sub-Região "Graves"

Mensagem  Fernando Moreira Ter Mar 25, 2008 4:19 am

Graves
Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Vineyards-bordeaux

A conhecida Classificação de 1855 não incluiu a região de Graves, com excepção da Chateau Haut-Brion (devido à sua fama). Os chateaux Graves da região foram finalmente classificados em 1953. Essa classificação foi feita oficial em 1959.Poucos chateaux foram reconhecidas pelo seu sucesso com os seus vinhos tintos, bem como os seus brancos. Os chateaux Abaixo listados estão organizados alfabeticamente, em cada categoria, em vez de basear-se em qualquer qualidade ranking.

Crus Classes - Great Growths (red and white wines)


Chateau Bouscaut
Chateau Carbonnieux
Domaine de Chevalier
Chateau La Tour-Martillac
Chateau Malartic-Lagraviere
Chateau Olivier

Crus Classes - Great Growths (red wines only)


Chateau de Fieuzal
Chateau Haut-Bailly
Chateau Haut-Brion
Chateau La Mission Haut-Brion
Chateau La Tour Haut-Brion
Chateau Pape Clement
Chateau Smith Haut-Lafitte

Crus Classes - Great Growths (white wines only)

Chateau Couhins
Chateau Couhins-Lurton
Chateau Laville Haut-Brion

Assinado:
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.lutonhoo.co.uk/

Ir para o topo Ir para baixo

Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo Empty Re: Regiões Vitivinicolas do Novo e Velho Mundo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos